Cirurgia bariátrica e metabólica
O QUE É OBESIDADE?
A obesidade é o resultado de uma combinação de fatores, que incluem o consumo excessivo de calorias na dieta, além do que o corpo necessita para exercer suas funções diárias, associado a inatividade física, genética, estilo de vida, entre outros. A obesidade aumenta o risco do aparecimento de outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial, doença cardíaca, fígado gorduroso e alguns tipos de câncer, e pode resultar em morte precoce.
O índice de massa corporal (IMC) é usado para definir sobrepeso e obesidade. O IMC consiste em uma fórmula, onde o peso (em quilogramas) é dividido pela altura (em metros quadrados). O sobrepeso é definido como um IMC de 25 a 29,9; a obesidade como um IMC de 30 a 39,9; e a obesidade grave como um IMC maior ou igual a 40.
TRATAMENTO DA OBESIDADE
O principal tratamento para obesidade é a mudança do estilo de vida, que inclui uma dieta equilibrada, atividade física regular e alterações no comportamento. Em todos casos, o tratamento é multidisciplinar, e conta com uma equipe composta por diversas especialidades, como psicólogo, nutricionista e endocrinologista. Nos casos em que ocorre falha do tratamento clinico da obesidade e o mesmo se mostra ineficaz, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. A cirurgia bariátrica modifica o estômago, o intestino, ou ambos, para levar à perda de peso e a remissão das doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão (entre outras), levando a um aumento da longevidade e melhora da qualidade de vida.Quando a obesidade for grave, ou seja, quando o IMC estiver acima de 40, a cirurgia é uma opção de tratamento. Também é indicada nos casos de IMC acima de 35 associado à problemas de saúde relacionados ao peso, como diabetes, hipertensão arterial, apnéia do sono, entre outros. Além disso, a cirurgia bariátrica pode ser considerada para pessoas com IMC entre 30 a 34,9 na presença de outras doenças que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. Os pacientes devem apresentar IMC estável há pelo menos 2 anos ter realizado tratamentos convencionais prévios, com insucesso ou recidiva do peso.
BYPASS GÁSTRICO
A cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux (BGYR) é realizada por videolaparoscopia, através de pequenas incisões na pele. O paciente submetido à cirurgia perde de 70% a 80% do excesso de peso inicial. Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa associação entre uma menor ingestão de alimentos e um aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.
GASTRECTOMIA VERTICAL (SLEEVE)
A gastrectomia vertical (Sleeve) provoca perda ponderal substancial e persistente. Uma porção do estômago é removida, criando um estomago fino e tubular, com capacidade de 80 a 100 ml, e não envolve alterações anatômicas no intestino delgado. Esse procedimento é considerado restritivo e metabólico, e proporciona uma boa perda de peso, comparável à do bypass gástrico.
Atualmente, o número de cirurgiões que acreditam nos resultados desta técnica vem crescendo, inclusive para o controle do diabetes. Estima-se que em pouco tempo será a cirurgia mais realizada no Brasil e no mundo.
Atualmente, o número de cirurgiões que acreditam nos resultados desta técnica vem crescendo, inclusive para o controle do diabetes. Estima-se que em pouco tempo será a cirurgia mais realizada no Brasil e no mundo.
Entre em contato
Para dúvidas em relação as consultas ou procedimentos utilize o formulário abaixo.
Entraremos em contato o mais breve possível:
Entraremos em contato o mais breve possível:
Agende sua consulta
Av. Independência, n° 75
Centro Histórico, Porto Alegre.
Central de Agendamento de Consultas.
Tel: (51) 3214- 8000
Centro Histórico, Porto Alegre.
Central de Agendamento de Consultas.
Tel: (51) 3214- 8000